terça-feira, 19 de agosto de 2014

Anna Dressed In Blood, de Kendare Blake [RESENHA]

A resenha que eu trago hoje para vocês é de uma leitura peculiar para mim, porque foi a minha primeira leitura em outro idioma. Vou explicar. Há mais ou menos um ano, eu tive o meu primeiro contato com Anna Dressed in Blood através de uma vídeo resenha e foi paixão a primeira vista.Tanto pela capa, quanto pela sinopse. Mas havia um problema, não tinha tradução para o português. Desde então eu venho procurando e esperando alguma tradução não oficial, ou a manifestação de alguma editora, mas nada. Então percebi que eu não tinha outra opção senão fazer um esforço e tentar ler em inglês. O que não funcionou muito bem porque meu inglês não é nada bom (por enquanto, já estou resolvendo esse probleminha). Então eu achei um PDF em espanhol e encarei a leitura com mais facilidade. O resultado está aqui. Nesta resenha que também é um pouco peculiar.

Vamos lá!

Anna Dessed in Blood é um YA sobrenatural e sombrio, que conta a história do caçador de fantasmas Theseus Cassius Lowood, ou simplesmente Cas. Desde a morte do seu pai, que também caçava os mortos, Cas resolveu assumir a missão do pai com um único proposito, vingar a sua morte, que aconteceu durante uma caçada em situação suspeita. Junto com sua mãe e o gato da família, que tem a sensibilidade de ver fantasmas, e munido com o misterioso athame seu pai, ele viaja pelo mundo matando os mortos que causam problemas matando outras pessoas. Quando é levado por uma pista sobre um fantasma que reside em uma pequena cidade do Canadá, Cas se vê imediatamente atraído por essa missão. Afinal, uma garota que morreu há cinquenta anos, em uma situação misteriosa, trajando um vestido de baile coberto de sangue e que mata toda e qualquer pessoa que entra em sua antiga casa, é algo muito interessante. Mesmo com essa empolgação, Cas acredita que será tudo como tem sido nos outros casos: rastrear, caçar e matar. Mas depois de se ver numa situação precipitada, ele é forçado a encarar o fantasma de Anna antecipadamente. Mas por algum motivo, a mortífera Anna polpa a sua vida, despertando ainda mais a curiosidade do caçador, que logo percebe que algo a tornou muito poderosa. A partir daí, Cas se vê numa situação totalmente nova. E com a ajuda de dois novos amigos(e primeiros em toda a sua vida), ele precisa descobrir o que aconteceu àquela jovem, para despacha-la para onde quer que os mortos vão depois que morrem novamente.

Quando eu li a sinopse pela primeira vez, logo deduzi não se tratava apenas de uma relação de “caçador e caça”. E sinceramente, eu não vi nenhum problema no romance que surgiu entre eles. Foi até fofo, e nenhum um pouco meloso. Cas se sentiu atraído pela história de Anna, antes mesmo de conhecê-la, e quando a viu poderosa e mortal, como se fosse uma deusa da morte, esse fascínio por ela só aumentou. Porém, o interessante é que ele não percebeu de imediato o que estava sentindo por ela. E a Anna, embora tenha sido um tanto hostil no começo e afável depois, trazendo aquele clichê bem YA, não deixou o romance forçado e centralizado. Pelo menos não pra mim. Já que vira e mexe aconteciam coisas misteriosas, mortes bem cruas, e acontecimentos sombrios.

O livro tem algumas cenas que atingem um clímax envolvente. Isso aconteceu, principalmente pela descrição presente no livro. A aparição da Anna, a narração da sua morte, e a luta que acontece no final foram muito bem escritas e empolgantes. O que ao sobressai muito, comparado ao mistério.

O grande pecado da Kendare no livro foi a falta de desenvolvimento do suspense (categoria na qual o livro é classificado). Primeiro, o livro é dividido em dois momentos que se caracterizam em dois mistérios: a morte de Anna e a verdade sobre o fantasma que matou o pai de Cas. Quanto a isso, tudo bem. Mas acontece que ela não conseguia manter a verdade nas entrelinhas. Ou o suspense por muito tempo. As histórias vinham à tona muito rapidamente. Você não tinha tempo nem pistas para cogitar nada sozinho.

Uma coisa que eu vi na maioria das resenhas brasileiras sobre o livro foi que pouca gente gostou dos personagens secundários. Alguns nem gostaram dos protagonistas. Porém eu vou sair em defesa deles. O livro é narrado por Cas, então tudo que a gente tem acesso é pela visão dele. E ele é fascinado pela Anna, que num momento é uma deusa da morte, e no outro é uma adolescente perdida (e morta). Então ela ganha todo o destaque da história e você acaba se influenciando por toda essa admiração que ele tem. Eu, particularmente, amei ela nas duas faces que ela mostrava. A personagem é poderosa, ao mesmo tempo em que é frágil, e eu gosto desse tipo de contraste. O Cas também me agradou bastante. Ele é um garoto que conviveu a vida inteira cercado de coisas sobrenaturais (mãe bruxa e pai caçador), mudando de um lugar para o outro, sem criar laço com ninguém. Isso o tornou solitário e prático. A morte do pai lhe deu um propósito e o isolou ainda mais. Mas repente ele se vê criando laços de amizade com uma garota civil eum garoto esquisito e telepata e se sentindo apaixonado por uma garota morta. Carmel é a rainha do colégio, filha de pessoas importantes na cidade e com o mundo aos seus pés, mas ao mesmo tempo é esperta, amiga e forte. Sinceramente, eu adorei ela. Thomas é órfão, mora com o avô bruxo, tem um dom telepático, veste roupas estranhas e é considerado esquisito. Ah, tem uma quedinha por Carmel. Ele é muito fofo. Não tenho do que reclamar deles dois. O resto dos personagens acaba ficando um pouco esquecido em alguns momentos, e talvez isso seja um pouco ruim, mas não desvaloriza a história.

Acho que já deu pra perceber que eu adorei esse livro. Eu terminei livro querendo muito ler Girl of Nightmares, continuação da série que eu ainda não sei ao certo se é uma duologia ou trilogia. E para quem não sabe, a Kendare vendeu os direitos dos livros para a adaptação para o cinema, e o filme será produzido por Stephanie Meyer. Sei que algumas pessoas não vão gostar dessa ultima informação, mas não se deixem influenciar. Ela só vai produzir. Por fim, eu recomendo a litura de Anna Dresed in Blood, que não é muito difícil.

APELO!
Não sei se isso vai servir para alguma coisa, eu vou falar mesmo assim. Provavelmente poucos de vocês já devem ter se deparado com alguma resenha desse livro na nossa blogosfera, e as opiniões são bem divergentes. Uma boa parte adorou, outra boa parte detestou. Mas a verdade é: tem muita gente comentando e querendo ler esse livro. O que me faz perguntar por que ainda não publicaram isso no Brasil? Então que tal dar uma forcinha pra que isso aconteça. Se você se interessou e acha que vale a pena, pode ajudar mandando um email pra alguma editora mostrando resenhas, noticias e informações sobre Anna Dressed In Blood. Compartilhe com amigos nas redes sociais. Façam o burburinho, que já é consideravelmente alto, ficar mais alto ainda. Quem sabe não conseguimos trazer esse livro pra quem não consegue ler em outro idioma.Vale a pena o esforço. E que não quiser esperar, e tiver o interesse em ler o livro em inglês ou espanhol, deixo aqui os links para que vocês possam baixar os arquivos em PDF, ou se quiserem podem entrar em contato pelo Facebook ou email que eu envio. Boa leitura.
PDFs para download: Espanhol e Inglês

Um comentário:

  1. Excelente resenha. Demorei para achar, mas valeu a pena rsrsrsrs. Achei este livro parado na estante da Saraiva um dia desses e li o início somente. Gostei da leitura simples e rápida, pena não ter levado para casa. Obrigado por está resenha maravilhosa.

    ResponderExcluir