sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A casa de Isabel, de Clara Mello [Resenha]





Sinopse: Uma notícia inesperada faz com que Isabel e Teo, amigos de infância, passem o Carnaval na casa onde cresceram, revisitando cômodos, lembranças e sentimentos.
“(…) Entende que esta casa é mágica? Aqui podemos ter a idade, a lembrança, o dia que quisermos. Está tudo aqui. Nossa vida, Teo! Protegida nesta casa.”


Quando recebi o livro para resenha, não imaginava que encontraria um livro tão profundo e poético. A casa de Isabel é encantador desde a primeira linha. A Clara tem uma prosa doce, prazerosa e reflexiva, que dificilmente encontramos em leitores mais novos. Além de tratar um assunto tão profundo com leveza e poesia.

"Acho que na vida fui sempre assim, um espectador. Fico vendo as coisas acontecerem de longe, não sou nada mais que isto, permanência e observação."

O livro traz como pano de fundo a uma história nostálgica e densa a festa mais alegre para os brasileiros. O Carnaval. A história começa quando Téo, um homem reservado e introspectivo, recebe uma ligação de sua única amiga, Isabel. Com medo de que a ligação seja mais um convite para que ele caia na folia, Téo pensa em não atender, mas não resiste e a voz que encontra do outro lado da linha soa triste e perturbadora. Isabel pede que ele vá para a casa dos pais dela, onde viveram os melhores momentos de sua infância. Ao chegar lá, Téo se depara com uma trágica notícia que, ao longo do enredo, vai despertando sentimentos e lembranças há muito, adormecidos em seu coração, levando os personagens a questionarem a si próprios.

"Aquela alegria, aquela segurança inabalável, aquele jeito de Isabel de sempre tocar a vida para a frente, não importando o que acontecesse. Ela que sempre me tirava das piores depressões, dos piores momentos de solidão e vazio, ali, desabando na minha frente. E eu queria mais que tudo poder tirar aquela dor de dentro dela."

A casa de Isabel é uma história linda, sobre conhecimento e lembranças. E a nossa querida Clara trata a morte e nostalgia com uma maturidade que muitos jovens com a sua idade, não chegam nem perto de ter. Sem deixar de ter a leveza e o frescor da juventude. Fiquei tão admirada com o seu texto, que por vezes esquecia que se tratava de uma escritora tão jovem.

O livro nos faz sorrir, nos faz pensar e torcer pelos personagens. E até mesmo a ausência física da personagem Cecília, transforma-se em presencia em cada linha e em cada canto daquela casa, tão cheia de mistérios e segredos.

"Cecília sempre me fascinou, foi sempre a minha paixão. Minha paixão platônica de criança e adolescência que nãos e desenvolveu nem jamais cessou. às vezes, até hoje penso nela, no suspense que ela era naquele jeito diferente de todas as pessoas."

Outra coisa que deixou encantada com o livro foi todo o acabamento artístico da obra. Desde as ilustrações presentes na abertura de cada um dos capítulos, até o acabamento da capa e a espessura das páginas.  O livro é simplesmente divo. 

Indico que vocês leiam, não só A casa de Isabel, mas também os textos que a Clara Mello escreve em seu blog. Essa menina é fantástica. 

Uma leitura gostosa e profunda, para ser feita numa tarde, no aconchego de uma rede ou no silêncio do seu quarto.

E para quem se interessou, fiquem espertos porque nos próximos dias o blog irá sortear um exemplar desse livro, e trazer uma outra surpresinha para os fãs da Clara. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário