quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins [RESENHA]






Autor:Suzanne Collins
Série: Jogos Vorazes
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas:400
ISBN:9788579800245

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Essa semana chega aos cinemas brasileiros em primeira mão o filme mais aguardado d ano, jogos Vorazes – Em Chamas, continuação de Jogos Vorazes, baseado na trilogia distópica da americana Suzanne Collins. Como eu já estou com o meu ingresso garantido para o dia 15, eu finalmente tomei vergonha na cara e comecei a ler os livros. E hoje eu estou trazendo a resenha do primeiro livro, Jogos Vorazes. Então vamos ao que interessa.




O livro conta a estória de Katniss Everdeen, uma menina de 16 anos que mora numa sociedade distópica conhecida como Panem, que é dividida em 12 distritos. Ela mora no distrito mais pobre, o 12, que é responsável pela produção de carvão. Todos os anos, depois da revolta ocorrida anos atrás, cada distrito tem que mandar um casal de adolescentes para disputar os Jogos Vorazes, onde os 2 participante tem que matar uns aos outros para ser coroado campeão. A irmãzinha de Katniss é sorteada para participar, mas a nossa mocinha fica desesperada e se oferece como tributo em seu lugar. Junto com Peeta, o outro tributo que foi sorteado, eles vão para a Capital, onde acontece os jogos. Lá ela tem que lutar para sobreviver a arena e aos seus concorrentes. Aliás, eu amei a analogia feita com os reality shows que estamos acostumados a assistir. Porque tirando o fato de que no nossa realidade, os participantes não se matam literalmente, é possível ver muitos aspectos semelhantes, como as alianças para a sobrevivência, a preocupação de agradar os telespectadores para se manterem vivos no jogo e até mesmo a construção de um casal para que se atrair a simpatia e os holofotes. Para mim foi a grande sacada do livro.

Poucas coisas me surpreenderam no livro, já que eu já tinha assistido ao filme, que foi uma adaptação bem fiel. Assim como no filme, metade do livro é destinada ao período de preparação antes dos jogos, o que em alguns momentos pode ser só um pouquinho cansativo.  Ele é narrado pela própria Katniss, os detalhes, porém, não passam despercebidos pelo leitor, pois ela consegue, mesmo dentro da arena, nos situar no que está acontecendo fora dela, explicando cada detalhe dos jogos. No entanto, em alguns momentos, eu senti que algumas coisas ficavam pouco claras no meio de tantos pensamentos da personagem, que não é de falar muito.

Por sinal, mesmo com o livro, eu não consegui simpatizar muito com a personagem, que além de ser muito calada é muito fria em alguns pontos, como no seu romance fake com Peeta. Tudo bem que ela teve um vida sofrida, na qual ela tem que cuidar da irmã e da mãe, tendo que por comida em casa num lugar onde morrer de fome é algo corriqueiro, depois sendo jogada num floresta onde ela tem que fazer de tudo pra se manter viva, mas de alguma forma eu não consegui gostar 100%  dela. Já Peeta foi amor a primeira vista. Ele é engraçado de um jeito tímido, carinhoso inocente e apaixonado. Um caso a parte num lugar onde todos são precisam matar os outros. Outros personagens que eu me apaixonei mais ainda foram Effie, Haymith e Cinna. Apesar de ficar claro que Gale é apaixonado por Katniss, e eu até sentir pena dele em alguns momentos, eu não fiquei tão fã dele. Talvez por ele está menos presente fisicamente (desculpa, mas sou team Peeta)

Em alguns momentos você até consegue derramar algumas lágrimas, como numa hora lá durante os jogos quando uma personagem que você ama morre. Torcer até o final para que Katniss e Peeta saiam vivos de lá. Sem contar que é muito fácil sentir raiva dos criadores desse jogo absurdo. Depois que ele começa sempre tem alguma coisa acontecendo, mas sem muita ação.

Embora o livro seja mais focado nos Jogos Vorazes, o final já deixa engatilhada a bala do que pode acontecer nos próximos livros. E quando eu terminei de ler eu me perguntei como eu não tinha lido ainda esse livro. Então se você ainda não leu (o que eu acho difícil) e só assistiu ao filme, ou nem isso, não perca tempo. Leia logo por Jogos Vorazes é fantástico. E amanhã eu posto a resenha de Em Chamas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário