quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Em Chamas, de Suzanne Collins [RESENHA]



Autora: Suzanne Collins
Série: Jogos Vorazes
Editora: Rocco
Páginas: 416
ISBN: 9788579800641
Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Voltei trazendo a resenha de Em chamas, continuação da trilogia Jogos Vorazes, escrita por Suzanne Collins. E se eu fiquei apaixonada pelo primeiro livros, Em Chamas me deixou num êxtase superior. Primeiro vamos ao resumo.

Cuidado, há spoilers inevitáveis do primeiro livro.




Agora que Katniss e Peeta foram coroados campões num situação inédita em 74 anos de Jogos Vorazes, a nossa mocinha irritou o Presidente Snow e provocou, inconscientemente, pequenas rebeliões em alguns distritos com o seu ato de rebeldia ao desafiar as regras do jogo. Agora ela se vê brigada a manter com Peeta, um aparente relacionamento amoroso, para proteger as pessoas que ela ama, incluindo seu amigo Gale e sua família, para tentar controlar os ânimos dos rebeldes. Embora ela sempre tivesse em mente que nunca teria um relacionamento com ninguém, ela não pode evitar quede alguma forma ela tem sentimentos com Gale e talvez ate mesmo com Peeta. O plano parece não dá certo e ela se vê tendo que voltar para a arena dos Jogos Vorazes com Peeta, numa possível jogada do Presidente Snow para matá-la. Fato é que de volta a disputa, ela terá que enfrentar campões de outras edições que assim como ela, não são nem um pouco inexperientes nisso. 

Gente, que livro! Eu estava preocupada, porque todos já haviam me dito que esse era o melhor livro da trilogia, e até a metade eu não estava achando ele essas coisas todas. Tinha toda a tensão de uma possível revolução, os conflitos tediosos amorosos da Katniss, a suas mudanças de atitudes até o anuncio do Quaternário Sangrento, edição dos Jogos que acontece a cada vinte e cinco anos, onde ela teria que voltar para arena, sabendo que seria impossível ela voltar viva, depois das consequências das suas atitudes no ao anterior. Mas a coisa muda de figura, na entrevista que é feita na véspera do início dos jogos por Caesar. É quando se percebe que esta edição vai trazer mudanças além das que o seu precursor trouxe. Enfim, não vou falar mais porque eu acho que já dei spoiler demais, mas atenção, porque é a partir daqui que o bicho pega, levando ao final incrível que te faz ficar presa no livro sem conseguir larga-lo até que ele termine.

Minha visão sobre os personagens que já são conhecidos não mudou muito, eu só simpatizei um pouquinho mais com o Gale e a Katniss (ela só durante os jogos). Mas destaque para os novos que em alguns casos me surpreenderam muito. Foi muito fácil me apaixonar por Finnick e até mesmo simpatizar um pouco com a antipática Johanna Mason.

O fato de ser narrado pela Katniss foi ainda mais importante para impactar o leitor, que poderia até imaginar que algo além do que ela sabia estava acontecendo, mas não exatamente o que. E eu só não li ainda a continuação, A Esperança, porque não tenho o livro, mas aconselho que tenha ele em mãos antes de terminar este, porque o final acaba de um jeito que você procura para ver tem mais folhas. Eu estou sofrendo agora por isso.

Enfim, agora que eu li o livro eu espero que o filme que será lançado dia 15 (sexta-feira) seja tão fiel quanto o seu precursor, porque se for assim, vai um sucesso, já que Em Chamas supera em muito o primeiro livro. Então se você ainda não se apresse em fazer, porque não sabe o que está perdendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário