terça-feira, 19 de novembro de 2013

House of Night, de P. C. Cast e Kristen Cast

Olá meus leitores. Hoje eu vou falar com vocês sobre uma saga que eu adoro há tempão, que é a House of Night, escrita por P. C. Cast e Kristen Cast.  
Os livros são respectivamente: Marcada, Traída, Escolhida, Indomada, Caçada, Tentada, Queimada, Despertada e Destinada.
Livros da saga House of  Night

*O décimo livro já foi publicado em março deste ano, e eu ainda não tive a oportunidade de ler. Além destes, ainda estão previsto mais 2, totalizando 12 livros, sendo que o 11º, intitulado Revealed, já foi lançado nos EUA. 



Em resumo a saga conta a história de Zoey, uma menina que vê a sua vida virar de cabeça para baixo quando ela é marcada aos dezesseis anos e se muda para a Morada da Noite, uma espécie de colégio interno para vampiros em transição – os calouros – onde ou eles morrem por não suportar a mudança, ou atingem a fase adulta e irão viver por muito tempo (e põe tempo nisso). Ah, vale lembrar que no mundo de Zoey, os vampiros sempre existiram e muitos são até mesmo pessoas famosas e conhecidos por nós. Lá ela faz amigos como Stevie Rae, Erin, Shaunee e Damien. Sendo Zoey, uma menina aparentemente tocada pela deusa Nyx por ter marcas que calouro nenhum tem, ela desperta inimizades poderosas e acaba no meio de uma conspiração diabólica por poder. E é em torno da luta de Zoey para livrar a Morada da Noite da grande mente maligna (sem spoilers) que a história gira. Para isso ela precisa de provas e da ajuda dos seus amigos e também dos seus namorados (sim, ela teve mais de um).

Capa de Revealed


A história é o velho clichê da luta entre o bem e o mal. Fala de vampiros e de uma mocinha que vê a sua vida mudada por se tornar uma. O diferencial dessa história é que os vampiros são vistos de uma forma menos monstruosa e sim mais mágica. É notável a influência de lendas nativas da região, e também alguns elementos de magia como, por exemplo, os cinco elementos e a deusa Nyx. Mas eles ainda bebem sangue humano e vampiro, são sensíveis ao sol, embora isso não necessariamente signifique que morrerão. (spoilers) Apenas alguns morrem e estes são naturalmente agressivos e instáveis e aparecem no decorrer da história. E a sensualidade do ato de beber sangue e a beleza sublime dos vampiros ainda são vistas na serie.
A narrativa sofre algumas alterações ao longo dos livros, pois enquanto nos quatro primeiros volumes – Marcada, Traída, Escolhida e Indomada – encontramos uma narrativa em primeira pessoa através da Zoey, e a partir do quinto – Caçada – são acrescentados outros pontos de vista em terceira pessoas de mais alguns personagens, além da protagonista que permanece no estilo inicial e que muitas vezes cai para segundo plano, como ficou nítido em Queimada, onde uma coadjuvante, basicamente assumiu o posto de protagonista. Não posso dizer que foi ruim para os livros, pelo contrário, eu achei que foi um jeito de reerguer a história e torna-la menos monótona (Sim, adoro a HON, mas com o passar do livro ficou muito arrastada).

Um ponto baixo da história é sem dúvidas a personagem principal. O único livro onde foi possível simpatizar com ela é Marcada. Nos demais ela se torna uma personagem imatura demais com a sua vida amorosa complicada a quinta potência. Um ex que ela ainda ama, um namorado incrível que parece ser o certo para ela, um professor gato pelo qual ela se sente atraída. Depois um vampiro que é completamente apaixonado por ela capaz de morrer para salva-la e pelo qual ela também se apaixona, e ainda uma forte atração por um dos vilões da história. Sim, Zoey é sem dúvidas a maior galinha da fantasia atualmente.  E tanta indecisão chega a ser irritante. Alguns deles são uma roubada clara, mas alguns são incrivelmente fofos como o Heath – humano ex namorado de Zoey – e o Stark, seu guerreiro jurado e forte candidato a ficar com ela.
E falando nisso, um dos pontos positivos da série é sem dúvida a imprevisibilidade. Laços podem ser quebrados. Personagens queridos ou não morrem, alguns milagrosamente ressuscitam, outros não. Destaque para Tentada, Queimada e Despertada onde personagens muito importantes e queridos morrem. Outro ponto é a forma como os livros terminam e que te deixa curioso para saber o que acontecerá em seguida. Nem o desfecho da vida amorosa de Zoey é previsível. 

Autoras P. C. Cast e Kristen Cast (mãe e filha)


Entre o personagens podemos dizer que o secundários são os mais engraçados e divertidos. É impossível não gostar da horda de nerds formada por Stevie, Damien, Jack, Shaunee e Erin. Além da maravilhosa Afrodite Lafont com o seu nariz empinado e jeito soberbo, mas com um coração bom. Até mesmo algumas figuras do mal acabam nos encantando, nem que seja um pouquinho.


Independentemente dos pontos baixos da história, eu gosto da House of Night e os melhores livros sem nenhuma sombra de dúvidas são Marcada, Indomada e Destinada. Eu indico a série para quem não se importa com os novos perfis de vampiros que sugiram nos últimos tempos e que gostem de romance e aventura. Espero que tenha dado para se ter uma sugestão de como são os livros, podendo ajudar na sua decisão sobre ler ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário