quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Resenha: O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith


Livro: O Chamado do Cuco
Autora: Robert Galbraith (Pseudônimo de J. K. Rowling)
Editora: Rocco
Páginas: 448
Ano: 2013
ISBN: 9788532528735
SinopseQuando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

A resenha de hoje traz todo o clima de suspense, de um livro que recebeu muitas críticas positivas ao redor do mundo e foi escrito por ninguém menos do que Robert Galbraith, que você deve conhecer por J. K. Rowling: O Chamado do Cuco. Um romance investigativo de tirar o fôlego, ambientado nas ruas de Londres e no mundo glamoroso e instável de supermodelos e celebridades. 

O livro conta a primeira grande investigação de Cormoron Strike, um ex-soldado do exército britânico que foi afastado de sua missão no Afeganistão, após perder metade de sua perna e que agora tenta reconstruir a vida como detetive particular. Depois de um ano em Londres, atolado em dívidas, com os negócios mal das pernas, o fim de seu noivado e a consequente falta de um lugar para morar, Strike se vê obrigado a morar no próprio escritório. Se ainda não fosse suficiente viver em condições precárias, uma nova secretária, Robin, é enviada por uma empresa de empregos temporários, com a qual Strike possui um contrato, para testemunhar sua derrocada. 

No mesmo dia em que sua vida parece estar numa viagem só de ida para o fundo do poço, ele recebe a visita de John Bristow, um rico advogado que deseja contrata-lo para investigar a morte da irmã. Lula Landry era uma modelo muito famosa, que morrera três meses antes ao cair da janela de seu apartamento. Na época, cogitou-se homicídio, mas todos os indícios somados a personalidade instável que a jovem transmitia diante das câmeras, fez com que o caso fosse encerrado como suicídio. John defendia a teoria de homicídio alegando ter indícios que haviam sido ignorados pela polícia. E embora Strike também acreditasse que nada daquilo indicava um assassinato, acabou aceitando o caso, graças a uma proposta irrecusável que poderia ajuda-lo com as dívidas. Com a ajuda de Robin, que começa se mostrar uma assistente eficaz, o detetive passa a investigar o passado de Lula e todos aqueles que estavam a sua volta naquele fatídico dia. E aos poucos ele descobre muito indícios que foram deixados para trás, uma série de fatos negligenciados e uma longa lista de  pessoas capazes de matar a jovem modelo que tinha problemas para se encaixar no mundo. 

Eu ainda não havia me empolgado em procurar ler O Chamado do Cuco, mas não sei exatamente por quê. Acontece que ultimamente eu tenho me envolvido mais com romances policiais, de suspense e investigação. E um amigo acabou me dando um empurrãozinho ao emprestar esse livro. E o fato é, depois de lê-lo o meu único arrependimento é de não ter lido antes. Quem gosta do gênero, provavelmente dirá o mesmo.

Inicialmente, a leitura pode parecer um pouco cansativa por causa da descrição ambiental bem detalhada atrelada o pouco aprofundamento dos personagens se apresentam no começo. Mas a medida que você se acostuma com a escrita mais densa da autora e o personagem e a história vão se revelando ao leitor, a trama fica cada vez mais atrativa. Quando a investigação e os detalhes que moldam as circunstâncias da morte de Luna começam a se desenrolar, você se vê envolvido e tirando as próprias conclusões. A autora soube desenvolver a narrativa de forma a estreitar essa relação entre leitor e história. Além de deixar todas as pistas ali pra quem quisesse ver, sem entregar a verdade sobre o assassino. 

Outra coisa que me chamou a atenção foi a forma como a autora desenvolveu os personagens. Cormoron não é um protagonista do tipo galã. Ele é um homem acabado fisicamente e emocionalmente, de 35 anos. Um soldado que se vê obrigado a voltar para a vida de civil depois de ser ferido na perna. E ainda com um passado, uma família problemática, uma ex-noiva que mais parece uma força da natureza e um pai famoso que nunca lhe deu a mínima. Tudo isso trouxe muitas marcas ao psicológico de Strike, tornando-o um homem independente e complexo. Ele não é um herói perfeito, mas sim um homem real, e nem por isso menos interessante. 

Lula foi a típica celebridade que vemos todos os dias nos tabloides de fofoca: descoberta muito cedi; admirada pelo seu talento único, mas que se destaca mesmo pelas polêmicas nas quais se envolve; diagnosticada com bipolaridade, envolvida com drogas desde cedo; com um namorado tão problemático quanto ela; cercada de pessoas que a invejavam; e dona de uma personalidade instável. Achou isso familiar? Além de tudo isso, ela era negra criada por uma família branca. A autora soube trabalhar essa personagem tão bem, que mesmo ela estando morta, ela se mostra presente em cada capítulo, fazendo o leitor querer descobrir cada vez mais sobre ela. 

Uma personagem que foi crucial em alguns momentos, mas que poderia ter sido melhor explorada foi a Robin, uma mulher jovem, a procura de um emprego que lhe pague bem o bastante para poder casar com o noivo com quem já mora junto, e que sempre teve o sonho secreto de ser detetive. Quando ela apareceu no começo, e deduzi que a sua atuação seria mais ativa na investigação, mas ela acabou ficando muito em segundo plano. Tomara que isso mude nos próximos livros. 

Com todas essas observações, eu terminei a leitura muito satisfeita. O Chamado do Cuco tem uma trama incrível e envolvente, com personagens complexos e bem construídos, e um desfecho surpreendente. Então se você ainda não leu, não perca tempo, pois garanto que não vai se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário