terça-feira, 24 de setembro de 2013

Cidade dos Anjos Caídos - Os Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare #Resenha

Sinopse: A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

Autora:
Cassandra Clare
Série: Os Instrumentos Mortais
Volume: 4
Editora: Galera Record
Ano: 2012
Páginas: 364
ISBN: 978-85-01-09271-7

Estou de volta para mais uma resenha, dessa vez sobre Cidade dos Anjos Caídos, o quarto volume da série best-seller Instrumentos Mortais, escrita por Cassandra Clare. E como foram bem perceptíveis nas minhas resenhas anteriores esses livros me causam emoções diversas que vão de indignação à idolatria, raiva a amor, frustração a surpresa. Controverso, eu sei. Mas é exatamente esse mistura de sentimentos que me fazem amar essa série a cada livro. E não foi diferente com este. Cidade dos Anjos Caídos não é só a continuação da saga, mas sim um novo começo para uma nova grande aventura. E sobre esse novo começo acho que o frase que o Luke diz a Clary em determinado momento muito sobre p principal dilema do livro, na minha opinião.

“Ás vezes, Clary – ele disse – O amor não basta.”

Antes de realmente começar a resenhar, um aviso a quem não leu os livros anteriores. É altamente recomendável que pare por aqui. Por que os spoilers sobre o livro anterior são inevitáveis e eu não gostaria de estragar a surpresa de ninguém. Não me responsabilizo se prosseguir, só não diga que não avisei.

Quem leu Cidade de Vidro sabe muito bem que todos os dilemas principais dos livros anteriores foram solucionados, mas podiam notar-se algumas pontas soltas que dariam tímidos indícios do que estaria por vir, mas eu ainda não imaginava o que faltava acontecer. Alguma coisa poderia ameaçar essa paz? Bem Cidade dos Anjos Caídos vem provar que sim. Caçadores de sombras estão sendo mortos. Coisas estranhas estão acontecendo e uma nova ameaça parece estar surgindo. Embora os personagens demorem a se dar conta de que tudo estar interligado e só fazerem isso quando é tarde demais.

Simon sai do segundo plano e ganha um intenso destaque que o torna um personagem fundamental para os acontecimentos que se desenrolariam posteriormente. A maioria dos pontos de vista do livro é dele que finalmente começa a perceber que é se tornar imortal. E as suas habilidades únicas faz com que ele seja requisitado por Camille, uma antiga vampira ardilosa e traiçoeira com planos de recuperar o seu lugar como líder absoluta do clã de vampiros local. Além de ter que decidir se fará uma aliança ou não com a vampira, ele se vê na encrenca de ter duas namoradas e de ter que lidar com a maldição que a marca em sua testa representa. E não se engane, Simon tem uma importância maior do que simplesmente ser uma arma poderosa.

Mesmo com a arrancada de Simon, Jace e Clary ainda são os protagonistas da trama. E o fato deles finalmente poderem ficar juntos não significa que tudo são flores e poesias. Jace se sente cada vez mais inseguro, temendo que o que as arcas do aprendizado que teve com Valentim prevaleça e ele acabe machucando Clary. Isso o torna frágil e propenso a um erro que poderá por tudo a perder para o mundo quando uma antiga força do mal resolve se reerguer com mais um plano diabólico. Clary por sua vez sente e sofre com o afastamento repentino e por mais que isso a abale, ela ainda é aquela personagem forte dos outros livros. Ela não se faz de vítima, não vai para em um canto se desesperar e chorar sendo uma personagem passiva aos acontecimentos Ela vai atrás de resolvê-los se possível age com sangue é necessário. Pelo visto o treinamento de Caçadora de Sombras fez efeito, pois quando foi preciso ela soube exatamente o que fazer.

Quanto aos demais personagens, vale destacar o crescimento de Isabelle, que já vinha crescendo discretamente anteriormente. E acabamos conhecendo um pouco sobre essa Lightwood. É possível que perceber que esse coração selvagem já está preso, mesmo que ela ainda não tenha admitido isso para si mesma. O que nos faz torcer pelos próximos acontecimentos. Alec por sua vez está curtindo seu amor com Magnus Bane e tudo parece ser um paraíso para este casal, mas como eu disse acima, nada está tão tranquilo e o amor deles também começa a passar por turbulências, afinal Alec é só um mortal caçador de Sombras e Bane tem um passado tão longo quando o seu eterno futuro. Novos personagens surgem como Kyle e Camille, que vêm para mexer com as histórias, principalmente nos sentimentos de personagens já conhecidos.

Um clima de mistério que te prende desde o começo até o momento em que tudo explode trazendo um clímax que só a Cassie faz. E pela primeira vez nos livros dela você chega na última linha e não consegue acreditar que o livro acabou ali. Pois a verdadeira ameaça se ergue na última pagina numa cena inquietante.

É difícil dizer que Cidade dos Anjos Caídos é o melhor da saga, eu ainda fico na dúvida entre ele e Cidade de Vidro. Mas Com certeza mantém o nível – ou até mesmo eleva – o nível da saga. Ela conseguiu renovar a história e criar um novo conflito. Eu não vou dizer que não sei o que ela pretende com isso, porque já li e vi muita coisa sobre os próximos livros, mas eu sinceramente sei que é bem maior do que podemos esperar, afinal Cassandra Clare já provou que gosta de surpreender e torturar os seus leitores. Então que venha Cidade das Almas Perdidas.

Escrito por Camila Nyx

Nenhum comentário:

Postar um comentário