quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Resenha: Círculo - Trilogia Engelsfors, de Mats Strandberg e Sara B. Elfgren


Livro: Círculo
Série: Engelsfors
Autores: Mats Strandberg e Sara B. Elfgren
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2013
ISBN: 9788580574296
Sinopse: Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho. Linnéa tem pai alcoólatra e é malfalada na escola. Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos.
Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada. Diante de uma série de suicídios suspeitos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver. Juntas, formam um círculo poderoso, capaz de impedir uma profecia que anuncia o fim do mundo. Separadas, são caçadas por um inimigo misterioso que as persegue dentro e fora da escola.


Essa resenha faz parte do Desafio 3 meses 15 livros. #Livro 1


Comecei o ano com o pé direito no que diz respeito à leituras. E hoje estou trazendo para vocês a resenha do primeiro livro que li em 2015. Círculo é o primeiro livro da trilogia Engelsfors, dos suecos Mats Strandberg e Sara B. Elfgren.

"Eu sou vocês. Vocês são eu. Somos uma. O Círculo é a resposta."

Tudo começa, quando Elias, um garoto que sofre bullying por causa da maneira como se veste, é forçado por uma voz em sua mente a cometer suicídio dentro do banheiro da escola onde estuda. Quando seu corpo é encontrado por Minoo e Linnéa, melhor amiga dele, no dia seguinte, todos acreditam que ele realmente tirou a própria vida, menos a sua grande amiga. A partir daí, a narrativa em terceira pessoa acompanha a rotina de quatro garotas – Minoo, Rebecka, Vanessa e Anna-Karin – que não têm nada a ver uma com a outra, senão o fato de estudarem no mesmo colégio e possuírem alguns probleminhas pessoais. De repente elas começam a sentir e fazer coisas estranhas, cada uma a sua maneira, tendo em comum os sonhos estranhos e o cheiro de fumaça impregnado em seus cabelos. 

Quando chega uma noite de lua-de-sangue, elas são atraídas por uma força misteriosa a um parque de diversões abandonado. Além delas, Linnéa, melhor amiga de Elias, e Ida, uma garota metida e praticante de bullying no colégio, também são levadas até o parque. Lá elas descobrem que são as Escolhidas, assim como Elias também era, e que juntas formam um círculo que só será fortalecido se elas se unirem para enfrentar o mal que está caçando por elas. Mas não vai ser tão fácil unir essas garotas tão diferentes, enquanto elas não entenderem o tamanho do perigo que as ronda. 

"Linnéa e ela [Vanessa], Minoo e Anna-Karin, Rebecka e Ida. Se a salvação do mundo depender da capacidade delas de trabalharem juntas, bom, infelizmente vai dar merda. Perdão bilhão de habitantes da Terra, Ida Holmström é tudo o que resta entre vocês e a aniquilação."
Não vou falar mais para não dar spoilers. A sinopse já tinha me deixado interessada no livro, principalmente porque deixava claro que se tratava de uma história de bruxas e eu amo bruxas. Mas fiquei meio receosa de ser aquela velha coisa colegial, então veio desafio, e eu resolvi acrescenta-lo na lista. Resultado: não era o que eu esperava, ia muito além e eu gostei. Quase não o larguei nesses dois dias e meio de leitura. 

Círculo é bem mais sombrio do que aparenta. Não sei se foi porque eu comecei durante a madrugada, no meio do escuro do meu quarto (li pelo celular), mas eu senti um certo "medinho" no início, a ponto de sonhar com ele. Principalmente na hora em que a voz ataca Elias e ele comete o “suicídio”. Depois de um tempo (ou melhor dizendo, à luz do dia), eu me acostumei com aquela sensação e foi ótimo. Além disso o mistério paira sobre todas as linhas, envolvendo cada vez mais o leitor na trama. Isso se deve muito a narrativa densa, que fica muito marcada no psicológico das quatro personagens em que o narrador foca. 

"A vida é só um esforço degradante. Os mortos é que têm sorte."

Sem contar que além de toda a história de treinar seus poderes e descobrirem quem está por trás da voz que as perseguem, elas têm que lidar com os seus problemas pessoais. Vanessa pode até ser a garota mais sexy do colégio, mas em casa ela enfrenta problemas com o padrasto e a mãe que sempre o apoia, e namorar um cara mais velho que não quer nada com nada também a deixa muito insegura. Minoo tem a família que todos querem, é a garota mais inteligente da turma, mas não consegue fazer amizade e entre as Escolhidas é a única que ainda não apresentou nenhum poder específico. Anna-Karin passou a vida inteira sendo humilhada por pessoas como Ida e ouvindo as reclamações da mãe que parece odiar o mundo, mas agora que ela tem um poder que pode mudar isso, ela acaba se perdendo num jogo perigoso onde só ela tem a perder. Rebecka não era tão popular, mas depois que começou a namorar o garoto mais popular do colégio, isso mudou. Mas isso não foi suficiente para tirar dela o fantasma do transtorno alimentar que a perseguiu durante um longo tempo e que ainda a persegue. Linnéa, embora não seja muito abordada, sempre foi excluída por se vestir e agir diferente, por andar no grupinho dos alternativos, além de ter um pai alcoólatra. Ida não é muito abordada também é muito excluída entre as escolhidas, principalmente por todas as coisas ruins que ela faz, mas também ela é a única que consegue fazer grandes avanços nos treinos. 

"As coisas horríveis que acontecem na vida real não são nada parecidas com as coisas que são horríveis nos filmes. Não há emoção. Há apenas medo, horror e nojo. E o pior de tudo é que não dá para desligar."

Foi essa complexidade das personagens e o clima sempre denso da história que me conquistaram. Você acaba se identificando de alguma maneira com essas garotas, com os seus problemas. No fim, a história acaba não sendo apenas sobre magia, mas também sobre preconceito e família. 

"Mas percebi que a autopiedade virou um lugar onde eu me escondia do mundo. Uma espécie de refúgio, como um vício."

Embora tenha tido alguma resolução no final, as maiores dúvidas ainda ficam para os próximos livros. O Conselho é confiável, ou não? Que força oculta é essa que pode causar a destruição do mundo? Qual é o papel de Minoo e do seu misterioso poder? Com alguma ação, o livro acaba sendo mais uma introdução tanto às personagens quanto ao enredo da trilogia. E se você está à procura de uma história de bruxas sombria, densa e misteriosa, pode ter certeza de que o você vai encontrá-la em Círculo. 

"Assim como irmãos não se escolhem, as Escolhidas também não se escolheram. E assim como irmãs, elas têm que aprender a viver juntas."

Infelizmente a Intrínseca ainda não tem previsão de quando lançará os demais livros da trilogia, mas pra quem não sabe, a adaptação cinematográfica do primeiro livro chega aos cinemas suecos em fevereiro. Como ainda não há previsão de estreia em outros países, o jeito vai ser esperar que o filme caia na internet com alguma legenda. Quem quiser dar uma olhada no trailer é só entrar aqui.

Beijos!!! 

Camila Nyx *-*



Nenhum comentário:

Postar um comentário