quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Belo Desastre, de Jamie McGuire #Resenha

Autora: Jamie McGuire
Editora: Verus Editora
Páginas: 389
ISBN: 9788576861911

Sinopse: 
Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade.
Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade.
Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. E é então que eles se envolvem em uma relação intensa e conturbada, que pode acabar levando-os à loucura.
Belo desastre é um livro sexy e apaixonante, que vai deixar você completamente viciado.


Antes um breve resumo: Apesar da popularidade de Travis, eles se encontram mesmo pela primeira vez numa luta dele em um dos porões do dormitório da faculdade quando ele dá um soco que nocauteia seu adversário respingando sangue no cardigã de Abby. A partir daí ele começa investir em Abby que é durona e não quer nem saber de ser mais uma garota na rede de Travis. Não demora para que eles comecem uma amizade já que America, melhor amiga de Abby, e Shepley, primo que divide o apê com Travis e melhor amigo dele, estão namorando e depois de um problema nos dormitórios da faculdade America arrasta a amiga para o apê dos dois amigos. A partir daí a amizade deles evolui para um sentimento que vai além disso, mesmo que não assumam para si mesmos. Quando as meninas estão prestes a voltar para seus dormitórios, Travis prende Abby numa aposta e ela é obrigada a passar um mês morando com ele, em meio a isso uma discussão muda tudo e esse mês juntos e o futuro entre eles se torna uma montanha russa de segredos vindo a tona, e a luta por manter afastado um sentimento que cresce doentiamente entre eles.
O livro inteiro é uma montanha russa onde quando você pensa que os dois vão se acertar, tudo desmorona. Você ama e odeia Abby e Travis em seus encontros e desencontros. Ela é uma garota certinha, mas que aos poucos vai mostrando que de santa não tem nada. E ele, por trás da má imagem que possui, é um cara que engraçado e que sabe muito bem o que quer. E mesmo vivendo uma vida meio desregrada e irresponsável, ele pensa num futuro estável ao lado da mulher que ama. Mas em meio a tantas qualidades ele é explosivo e possessivo. America e o Shepley são apenas coadjuvantes, mas são bem legais e estão sempre ali para os seus amigos. Para mim, em meio a tanta confusão foi bom ver um casal mais estável e tangível.
Mas por mais que eu tenha adorado o livro, ele não foi perfeito para mim. Teve algo que me incomodou profundamente. O final. Como já foi citado, o livro conta uma história de amor que começa fofa e linda, mas ela ganha um rumo um pouco mais denso e doentio que poderia mesmo levar os personagens a loucura. Travis tem uma personalidade instável e o seu ciúme por Abby funciona com uma substância inflamável sobre ele. Durante todo o relacionamento ele se mostra possessivo e ciumento, a ponto de estourar várias vezes e quase a ponto de quase matar algumas pessoas que se aproximam da Abby. E para uma história como essa eu achei o final otimista demais. Eu sou fã de finais felizes e eu até torcia para que eles se entendessem, mas eu achei que a autora forçou a barra no final.  Enfim, minha opinião.
A linguagem é simples que torna a narrativa fluida. Os personagens são complexos e a autora aborda temas como brigas, lutas ilegais, identidade falsa, sexo, bebidas, e jogo de uma forma natural e sem máscaras. E por mais que seja classificado como erótico, as cenas de sexo não são nenhum bicho de sete cabeças.
Por fim, eu posso dizer que Belo Desastre me agradou mais que desagradou. Talvez por causa do seu nível viciante. Não consegui parar de ler até achegar a última linha. E digo isso porque virei a madrugada lendo e só parei quando tive que ir para a aula. E para quem não sabe, já foi lançado nos EUA o outro livro da serie – intitulado Walking Disaster  – que conta a história sob o ponto de vista do próprio Travis. E em breve eu trarei essa resenha, já que já fiz essa leitura.


3 comentários:

  1. "possessivo e ciumento, a ponto de estourar várias vezes e quase a ponto de quase matar algumas pessoas que se aproximam da Abby"
    Perdi a vontade de ler o livro lendo essa parte, personagens assim me estressam profundamente!!
    Beijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paula, eu até gosto do livro, mas não podia deixar de citar essa personalidade instável do personagem, que pra mim, é o ponto mais negativo do livro. =/

      Excluir
  2. Belo desastre com certeza é um dos mais belos livros que já li, na minha opinião a personalidade instável de Travis é realmente cansativa, a mudança muito rápida de humor é maçante, mas o livro é muito bom...
    Adorei sua resenha Camila!
    Ah! E tem selinho pra você lá no meu blog ;)
    http://garotaviiciada.blogspot.com.br/2013/10/selinho-versatile-blogger.html
    Beijos.

    ResponderExcluir