segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O que são livros Young Adult (YA) e New Adult (NA)?

Olá leitores. Eu resolvi escrever este post sobre estas duas categorias de livros que até uns dias atrás geravam dúvidas em mim: os livros Young Adult (YA) e New Adult (NA). Não é incomum encontrar essas duas siglas espalhadas pela internet em redes sociais, blogs e sites de editoras, mas você sabe o que elas realmente significam e qual a diferença entre elas?

Bem se a resposta é não, então não se preocupe, pois eu vou esclarecer essas dúvidas neste texto e ainda indicar alguns livros em cada uma delas para não restar dúvidas sobre o assunto.



Os Young Adults (na tradução Jovens Adultos) são livros com público alvo nos jovens com faixa etária entre 15 e 29 anos e é o mais comum e conhecido dos dois, estando a mais tempo na boca dos leitores. Geralmente são enredos que giram em torno de jovens de 16 anos, que estudam o  High School (Correspondente ao nosso Ensino Médio) e ainda não enfrentam as responsabilidades da vida adulta, mas não deixam de passar por diversos conflitos característicos da idade, tendo de lidar com eles de algum modo. São temas comuns: problemas com namorados, amigos, pais, escola e, no caso dos romances sobrenaturais, forças maiores que eles, poderes ocultos e tudo mais que engloba o universo da fantasia. Ou seja, uma fase de transição entre infantil e o adulto.

Pode-se dizer que este estilo se popularizou com os grandes sucessos Harry Potter (J. K. Rowling) e Crepúsculo (Stephanie Meyer). Mas livros publicados anteriormente que fizeram muito sucesso como O Díário da Princesa (Meg Cabot) e Gossip Girl (Cecily von Ziegesar). Entre outros livros sucessos que podem ser citados temos a Culpa é das Estrelas (John Green), As Vantagens de ser Invisível (Stephen Chbosky), o nacional Fazendo o Meu Filme (Paula Pimenta) entre outros.

Livros na categoria YA:

              


Já o New Adult, são livros com personagens entre 18 e 26 anos (ou até 29, depende do caso), faixa etária correspondente ao inicio da vida como adulto e época onde são feitas as principais escolhas da nossa vida que influenciarão no nosso futuro, ou seja, a fase onde as responsabilidades começam a aparecer, junto com os seus respectivos problemas. Por ser resultante de uma fase mais madura, conflitos mais complexos e densos são abordados sem tabus e preconceitos. Por isso é comum os NAs envolverem temas como uso de drogas, faculdade, primeiro emprego, relacionamentos amorosos mais intensos, com exploração numa sensualidade mais explicita, sem ser necessariamente erótico.

No Brasil, a onda de NA ainda é recente, sendo que o primeiro trazido para cá foi o romance de Jamie McGuire, Belo Desastre, publicado pela Verus Editora no ano passado. Contudo, foi em 2013 que outros títulos começaram a chegar dos EUA e popularizar cada vez mais a categoria. Títulos como Entre o Agora e o Nunca (J.A. Redmerski), Easy (Tammara Webber), No Limite da Atração (Katie McGarry ), Cretino Irresistível (Christina Lauren), Métrica (Colleen Hoover) e o mais recente Paixão Sem Limites (Abbi Glines). E para o ano que vem poderemos esperar muito mais, visto que as editoras já viram com essa tem sido uma corrente crescente.

Livros na categoria NA:




Sendo assim, a principal diferença entre os dois sub-gêneros é a faixa etária dos personagens – adolescentes e no YA e jovens adultos no NA – e os temas abordados, pois no primeiro há um certo foco na transição entre o final da adolescência e a vida adulta, deixando de lado a ingenuidade dos infanto-juvenis, enquanto o segundo trata de conflitos sobre os primeiros passos do personagem na vida adulta e as decisões que ela exige com conflitos mais densos. De modo geral, o NA visa um público mais maduro que o YA, por conter temas mais fortes e até mesmo por causa da sensualidade comum a eles.

Então é isso. Espero que o meu post tenha esclarecido as suas dúvidas e que as sugestões tenham sido suficientes para quem não entrou ainda nesse universo ou que está apenas no começo. 

2 comentários:

  1. Muito legal seu blog e parabéns pelo post, muito interessante eu particularmente não conhecia estas definições.
    Abraços e muito sucesso
    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Paulo pelo apoio. Eu achei que seria interessante exatamente por isso. Tem muita gente que não conhece essas definições, e que quando topa com elas fica na dúvida do que cada uma representa.

    ResponderExcluir